Mudança de interface do Canva gera polémica

Mudança de interface do Canva gera polémica

O Canva é uma das maiores e mais reconhecidas plataformas de design, que permite aos utilizadores criarem rapidamente vários conteúdos a partir da mesma. No entanto, uma recente atualização está agora a causar grandes controvérsias junto da comunidade.

Recentemente a Canva revelou o “Glow Up”, que seria a grande atualização da sua interface. A ideia da empresa seria lançar o novo design para a interface como forma de facilitar o uso da mesma, tornando algumas das tarefas mais simples e colocando as ferramentas necessárias a apenas alguns cliques.

Embora a Canva tenha visto a nova interface como um passo para reformular o design da plataforma, a comunidade em geral parece ir contra tal ideia. A partir de plataformas como o Reddit, praticamente toda a comunidade do Canva encontra-se a deixar duras críticas sobre esta nova atualização.

Por entre as críticas encontram-se o facto da nova interface ser consideravelmente mais lenta, pesada para os sistemas e com bugs que não deveriam existir numa aplicação deste género.

A nova interface dá um grande destaque a novas funcionalidades focadas em IA, mas ao mesmo tempo, introduz um conjunto de problemas que muitos consideram mesmo insuportáveis.

A nova interface é consideravelmente mais pesada a nível de recursos, o que, em alguns sistemas, a pode tornar mais lenta e com falhas. Muitos utilizadores reclamam que o simples ato de arrastar um design ou fazer pequenas mudanças no mesmo é uma tarefa praticamente impossível ou bastante penosa.

Existe ainda quem considere que as mudanças tornam toda a interface mais confusa e complicada de usar, alterando a localização habitual das ferramentas ou colocando-as atrás de menus desnecessários.

Embora o Glow Up seja visto pelo Canva como uma grande mudança para a plataforma, quem adere ao mesmo não pode depois voltar atrás. O design é adotado como a nova interface, sendo que deixa de ser possível voltar para a versão anterior.

Estas críticas surgem na mesma altura em que a Canva também se encontra a ser alvo de críticas pela recente decisão de alterar os planos Team, aumentando de forma considerável os preços – em alguns casos acima dos 50%.