Nvidia RTX 5000 pode continuar a ter limitações na VRAM
A Nvidia encontra-se a fazer progressos para revelar, em breve, as suas novas placas da linha RTX 5000. No entanto, embora estas placas venham a trazer alguns avanços consideráveis a nível de desempenho, alguns podem ficar dececionados com a VRAM que vai encontrar-se nas mesmas.
Cada vez mais jogos atuais necessitam de quantidades elevadas de memória gráfica para carregar corretamente todos os conteúdos de alta qualidade e texturas, o que contribui certamente para uma melhoria de desempenho em geral, e também de experiência dos utilizadores.
No entanto, os rumores apontam que a Nvidia pode continuar a “limitar” a memória disponível nas suas placas, e não deve alterar a quantidade de VRAM disponível nas novas variantes.
De acordo com as informações do utilizador kopite7kimi, a Nvidia deve continuar a focar-se em lançar as suas placas com cerca de 8 GB de VRAM, sendo que o único modelo que vai contar com um aumento será a RTX 5080, que deve atingir os 16 GB de VRAM. Os restantes modelos possivelmente devem contar com as mesmas limitações de memória que as gerações anteriores de placas.
Além disso, embora os 16GB estejam disponíveis neste modelo, o preço final de venda ainda deverá ser consideravelmente elevado, tendo em conta que se trata de um dos modelos mais avançados da linha.
Até agora, todas as informações que são conhecidas sobre as placas partem apenas de rumores, portanto ainda existe a possibilidade da empresa vir a alterar os seus planos no futuro. Mas tudo aponta que isso não deverá acontecer.