OpenAI o1-mini encontra-se agora no ChatGPT para contas gratuitas
Durante a semana passada, a OpenAI confirmou o lançamento de novos modelos de IA, nomeadamente do novo o1. Este modelo foca-se em fornecer respostas tendo ainda mais em conta o raciocínio humano, o que deve permitir respostas mais consistentes.
Na altura, o novo modelo ficou disponível apenas para os utilizadores das versões pagas do ChatGPT, ou para quem usa a API. No entanto, o o1 mini encontra-se agora disponível também para utilizadores da versão gratuita do ChatGPT. Este modelo conta com as mesmas características que o o1 padrão, mas ligeiramente modificadas com um modelo de treino mais pequeno.
Para usar o novo modelo, os utilizadores necessitam de abrir as opções do ChatGPT, e na secção “Alpha Models”, é possível encontrar o novo o1-mini como uma das opções. Por agora, deve-se selecionar manualmente este modelo cada vez que se pretenda usar – ou quando se inicia uma nova conversa.
De notar que, com os novos modelos o1 e o1 mini, o sistema deverá passar mais tempo a pensar na resposta, focando-se no raciocínio da mesma. Isto pode levar a que as respostas possam demorar mais tempo a serem apresentadas, sobretudo quando são colocadas questões mais complexas.
Ao mesmo tempo, existem ainda algumas limitações no modelo, como a impossibilidade do mesmo aceder a conteúdos em tempo real na internet, ou de analisar ficheiros e imagens enviadas na plataforma.
Este modelo deverá ser mais adaptado para questões de física, química e biologia, tendo em conta os testes feitos pela OpenAI, e que colocam o modelo a par com o conhecimento de estudantes em cada uma das áreas.