OpenAI pode criar novo chip dedicado para ajudar as vendas da Apple
A Apple e a OpenAI pode ter intenções de realizar uma parceria mais duradoura do que simplesmente integrar a IA da empresa na nova versão do iOS.
A TSMC, atualmente uma das maiores fabricantes de chips no mercado, pretende começar a fabricar os novos processadores na arquitetura A16 Angstrom em 2026. No entanto, a Apple pode já estar a preparar um novo acordo com a fabricante, que vai permitir criar os novos chips com o apoio direto da OpenAI.
A ideia será a Apple criar um chip dedicado para futuros dispositivos, que iria ser adaptado para tarefas de IA. A OpenAI poderia encontrar-se atrás dos planos para tal, onde o GPT da empresa poderia ser usado como parte dos modelos de treino.
O chip seria dedicado para os dispositivos da Apple, portanto poderia surgir nos vários modelos de equipamentos da empresa, tanto iPhones como Macs.
Estes chips teriam uma grande capacidade de processamento para tarefas de IA, com os rumores a apontarem que o uso da Sora – o sistema de criação de vídeos da OpenAI – poderia estar entre as possibilidades do chip. Ao mesmo tempo, esta tecnologia poderia ajudar também a Apple a aumentar as vendas dos seus dispositivos, focando-se na IA generativa dos mesmos.
Existem mesmo rumores que a Apple também poderia ajudar a OpenAI a desenvolver estes chips para serem usados nos sistemas cloud da OpenAI, o que teria também benefícios para a entidade voltada para a IA. A OpenAI poderia usar esta parceria para melhorar a sua infraestrutura com chips dedicados para o processamento de tarefas de IA.
De notar que existem vários rumores no mercado sobre a IA, e ainda mais relativamente à criação de chips dedicados para a tecnologia. Ainda no inicio do ano surgiram rumores que também o TikTok poderia estar a trabalhar num projeto para tal, com o apoio da Broadcom, para desenvolver um chip dedicado para tarefas de IA nos seus sistemas cloud.