Pixel 9a pode ter o mesmo Tensor G4, mas limitado
Depois do início das vendas dos novos dispositivos da linha Pixel 9 da Google, a empresa encontra-se agora a avaliar o lançamento do novo Pixel 9a, o modelo mais barato, mas também com as características mais reduzidas da linha.
Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, o modelo já surgiu em alguns rumores nos últimos dias, incluindo algumas fugas de imagens do suposto design final. No entanto, agora foram também revelados detalhes sobre as características do mesmo, e as diferenças face aos modelos mais “caros”.
Os rumores apontam que o Pixel 9a deve contar com o processador Tensor G4, o mesmo que se encontra nos modelos mais avançados. No entanto, as características do mesmo devem ser reduzidas para se adaptarem a este modelo.
Por exemplo, o chip deve usar a tecnologia IPoP (Integrated Package on Package) invés de FOPLP (Fan-Out Panel Level Packaging), como se encontra nos modelos mais avançados. Esta mudança pode afetar ligeiramente o desempenho final, mas também reduz os custos de produção.
De fora fica também o modem Exynos 5300, que permite a ligação de satélite e 5G 3GPP, que não devem assim chegar a este modelo do Pixel.
Ou seja, caso se confirmem as mudanças, o Pixel 9a deve contar com características ligeiramente inferiores às dos modelos mais avançados, que podem ser verificadas também a nível do desempenho. Se essa diferença será notável no sistema é algo que ainda resta esperar para ver.