Temu nega rumores de roubo de dados nos seus sistemas
A Temu tem vindo a ganhar bastante popularidade em diferentes mercados, e certamente que existem vários utilizadores em Portugal a usar esta app de compras online. No entanto, recentemente surgiu a possibilidade de uma das bases de dados da empresa encontrar-se à venda na dark web.
Um utilizador desconhecido publicou num fórum da dark web uma listagem, alegando ser da base de dados de um dos sistemas da Temu. A listagem refere conter mais de 87 milhões de linhas associadas com dados de clientes da plataforma de compras.
Os dados foram publicados para venda no dia 16 de Setembro, onde um utilizador desconhecido afirma ter acedido e roubado milhares de dados sensíveis e pessoais de utilizadores da Temu. O ataque teria sido realizado a um sistema de dados da empresa, que estaria alegadamente inseguro.
Os dados revelados no sample de informação indicam que a base de dados possui nomes, moradas, endereços IP, dados de faturação, números de telefone e emails, entre outros dados sensíveis.
Embora a base de dados alegue ser da Temu, a empresa nega que os dados sejam dos seus sistemas. De acordo com um porta-voz da empresa, a entidade terá verificado a informação desta lista, e não existe qualquer relação com dados existentes na sua plataforma. A Temu considera que a base de dados e as alegações de ataque são falsas e que os dados a serem colocados para venda não dizem respeito aos sistemas da Temu.
A empresa sublinha ainda que segue rigorosas medidas para garantir a segurança e privacidade de todos os clientes, e dos dados associados aos mesmos, incluindo manter toda a informação encriptada de forma segura.