Valve cria nova parceira com equipa de desenvolvimento do Arch Linux

Valve cria nova parceira com equipa de desenvolvimento do Arch Linux

A Valve acaba de confirmar uma nova parceria com a equipa de desenvolvimento do sistema Arch, que brevemente poderá vir a permitir que o sistema fique disponível para a Steam Deck, como um sistema operativo alternativo.

A nova parceria vai aliviar algum do trabalho que tinha vindo a ser feito pela equipa do Arch Linux, de forma a colocar o sistema em funcionamento na Steam Deck. Esta parceria pode ajudar a desenvolver o sistema, tanto para a Steam Deck como para toda a comunidade.

Segundo a Valve, a parceria vai permitir que alguns dos engenheiros da empresa possam trabalhar para colocar o sistema na consola, tirando algum do trabalho que, de outra forma, teria de ser feito por voluntários – e que poderia demorar bastante mais tempo a ser realizado.

Ao mesmo tempo, vão ser feitas melhorias para tornar o desenvolvimento de conteúdos para o sistema mais direto e eficaz, evitando que seja uma tarefa adicional que os voluntários teriam de fazer. Invés disso, estes poderão centrar-se em trazer novas ideias criativas para o sistema.

Além disso, as melhorias seriam ainda sentidas dentro de toda a comunidade Arch, ajudando ao desenvolvimento do sistema como um todo, e podendo ajudar a trazer novas funcionalidades, melhorias e correções de problemas mais rapidamente para o sistema – e para todos os sistemas que se encontram assentes no mesmo.

Esta parceria é vista como estratégica por parte da Valve, tendo em conta que o Arch é visto como um sistema fundamental para a Steam Deck – sendo a base do SteamOS que se encontra atualmente na consola.