WhatsApp e Messenger vão permitir enviar mensagens para plataformas de terceiros

WhatsApp e Messenger vão permitir enviar mensagens para plataformas de terceiros

Tendo em conta a legislação europeia, brevemente os utilizadores do WhatsApp e Messenger terão a possibilidade de comunicar com outras plataformas. Esta medida foi confirmada pela Meta, como parte dos planos para seguir a nova Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

Com a novidade, os utilizadores do WhatsApp e Messenger residentes na zona europeia terão a possibilidade de comunicar com outras plataformas de mensagens, permitindo assim que as conversas sejam sincronizadas com os utilizadores nessas mesmas plataformas de terceiros.

A Meta afirma que a funcionalidade vai ficar disponível para os utilizadores que pretendam manter-se em contacto com os seus amigos ou familiares, mas que se encontram noutras plataformas de mensagens. Para já, a medida apenas se encontra focada para utilizadores na Europa, sem planos de expandir a mesma para outras regiões.

Quando a novidade estiver disponível, os utilizadores devem receber uma notificação para poderem configurar as suas mensagens. Os mesmos terão total controlo sobre a forma como pretendem que a interligação seja feita, e quais as apps onde as mensagens podem ser enviadas.

configurações das mensagens enviadas para apps de terceiros no messenger

Para evitar confusão, os utilizadores podem ainda optar por receber as mensagens das apps de terceiros diretamente na caixa de entrada do WhatsApp e Messenger, ou em alternativa, criar uma nova secção destinada apenas para essas. Desta forma, as conversas de apps de terceiros podem ser mais rapidamente acedidas e identificadas, ajudando na organização.

Além disso, a funcionalidade vai ainda suportar algumas funcionalidades avançadas, como o suporte para respostas diretas, emojis, reações, indicação de escrita e de leitura das mensagens. A plataforma afirma ainda que, para o próximo ano, espera introduzir suporte para mensagens de grupo e em 2027 para chamadas diretas de voz e vídeo.