WordPress.org bloqueia acesso da WP Engine aos seus sistemas
No seguimento da batalha legal entre o WordPress e a empresa WP Engine, agora a WordPress.org confirmou ter bloqueado o acesso aos sistemas da entidade para todos os clientes e sistemas da WP Engine.
Os clientes da empresa que pretendam atualizar os seus temas ou plugins agora deixam de o conseguir realizar normalmente, tendo em conta que o acesso dos sistemas da WP Engine aos sistemas da WordPress encontram-se agora a ser bloqueados.
De relembrar que a WordPress acusa a WP Engine de obter receitas usando o nome da marca de forma injusta, ao mesmo tempo que faz-se passar por uma entidade oficial do script, enganando os consumidores.
Esta medida, no entanto, vai afetar todos os clientes da WP Engine, que deixam assim de conseguir usar normalmente os seus sites ou de instalar e atualizar os plugins e temas que tenham.
Matt Mullenweg, CEO da Automattic, empresa detentora do WordPress, afirma que “O WP Engine quer controlar sua experiência no WordPress, eles precisam executar seu próprio sistema de login de usuário, servidores de atualização, diretório de plugins, diretório de temas, diretório de padrões, diretório de blocos, traduções, diretório de fotos, quadro de empregos, meetups, conferências, rastreador de bugs, fóruns, Slack, Ping-o-matic e showcase. Seus servidores não podem mais aceder aos nossos servidores de graça”.
Ao mesmo tempo, este bloqueio também impede os clientes do WP Engine de poderem atualizar as suas distribuições do WordPress, o que os deixa em aberto para possíveis falhas de segurança e ataques. A WP Engine já terá confirmado também este problema, e afirma encontrar-se a trabalhar em soluções para tal.
De relembrar que o WordPress é uma plataforma que se encontra em quase 40% dos sites pela internet, sendo uma das distribuições mais usadas para criar sites atualmente. Embora os utilizadores possam usar diretamente o WordPress nos seus próprios servidores e sistemas, muitos optam por usar soluções já criadas, como as da WP Engine, para facilitar a tarefa.
Os problemas entre a WordPress e a WP Engine começaram durante esta semana, quando Mullenweg afirmou que a WP Engine estaria a lucrar com a marca WordPress, considerando a empresa um “cancro”. Este afirma ainda que a empresa não ajuda a Automattic ou a comunidade WordPress no desenvolvimento do mesmo.
Em resposta, a WP Engine enviou uma ação legal contra a Automattic e Mullenweg para retirarem as falsas acusações. Por sua vez, a Automattic enviou uma ação legal contra a WP Engine para deixar de usar a marca WordPress.
A WordPress Foundation, instituição de caridade criada por Mullenweg, e usada para manter o WordPress como um projeto open source, afirma que a WP Engine violou o uso da marca nos seus serviços.