X revela primeiro relatório de transparência desde compra por Elon Musk

X revela primeiro relatório de transparência desde compra por Elon Musk

A X acaba de revelar o seu primeiro relatório de transparência desde que Elon Musk adquiriu a mesma. Este relatório indica mais detalhes sobre as atividades realizada pela X a remover conteúdos em violação dos termos da plataforma.

A moderação continua a ser um tema controverso na X, que sobre a gestão de Musk, tem vindo a ser bastante direta a nível da liberdade de expressão. Porém, ainda existem conteúdos que são removidos da mesma por violarem os termos de serviço. O relatório agora apresentado deixa mais detalhes sobre o que foi exatamente removido.

Os dados dizem respeito à primeira metade de 2024, sendo que os mesmos indicam que as contas suspensas da plataforma mais que triplicaram desde os últimos dados disponíveis. A X suspendeu pouco mais de 5.3 milhões de contas da sua plataforma, que é um aumento face aos 1.6 milhões de contas suspensas nos primeiros seis meses de 2022.

Além das contas suspensas, a X afirma ainda que removeu ou colocou alertas em mais de 10.6 milhões de publicações por violarem os termos da plataforma. Conteúdos de ódio dizem respeito a uma grande fatia destes conteúdos, com quase 4.9 milhões de publicações.

Em seguida encontram-se publicações de assédio e abusos, com 2.6 milhões, e conteúdos violentos, com 2.2 milhões.

dados sobre relatório da X e conteudos removidos da plataforma

No entanto, estes valores devem ser tidos com cuidado, tendo em conta que a X não refere quais dizem respeito a conteúdos efetivamente removidos ou apenas os que foram marcados com avisos. De relembrar que a plataforma continua a ser bastante criticada pela falta de atuação a nível da moderação, e não é difícil de encontrar publicações que violam os termos de serviço e continuam acessíveis na mesma.

No final, a X afirma que as publicações afetadas por estas políticas correspondem a menos de 1% das publicações na X.

No entanto, estes valores devem ser tidos com alguma cautela. Embora os mesmos apontem para terem sido feitas melhorias a nível da moderação, com mais conteúdos removidos ou com alertas colocados, isto não corresponde à realidade visível por qualquer utilizador na plataforma.

Muitas publicações continuam a violar as regras da X, e podem permanecer meses na plataforma – algumas das quais até são usadas em campanha de publicidade dentro da própria rede social. Inclui-se ainda muitas publicações que são reportadas pelos utilizadores, e não possuem medidas aplicadas pela moderação, conteúdos que acabam por nunca ser removidos e várias publicações que acabam por ser limitadas em visibilidade, mas continuam inteiramente acessíveis na X.

Ao mesmo tempo, o aumento dos números também indica que este género de temas são também cada vez mais uma constante dentro da plataforma. Em tempos, o Twitter era usado para a discussão de vários temas, mas a maioria benignos. Desde que Musk adquiriu a mesma, a plataforma tem sido repetidamente alvo de críticas por ser cada vez mais tóxica e por existirem cada vez mais conteúdos de ódio na mesma – algo que o aumento de conteúdos removidos por tal também parece confirmar.