X vai permitir a contas bloqueadas verem publicações no perfil
A X encontra-se a preparar grandes mudanças na forma como se bloqueia utilizadores dentro da plataforma, que basicamente irá tornar essa funcionalidade algo desnecessário e sem utilidade.
De acordo com uma resposta de Elon Musk dentro da plataforma, este encontra-se a trabalhar na ideia de remover a capacidade dos utilizadores bloquearem completamente um utilizador da plataforma. Esta ideia era algo que Musk já tinha deixado no passado, mas até agora nunca implementado.
Porém, agora parece que começaram oficialmente os testes que basicamente removem toda a utilidade da função de bloquear um utilizador dentro da X. Com a mudança, quando se bloqueia um utilizador, essa pessoa continua a ter a capacidade de ver os conteúdos que a mesma publica na X – embora não consiga reagir à mesma.
Basicamente, todas as publicações feitas dentro da X passam a ficar visíveis, mesmo para contas que tenham sido bloqueadas pelos utilizadores. Estas pessoas podem continuar a ver todas as mensagens publicadas, mas não poderão interagir com os conteúdos.
Atualmente, quando se tenta aceder a um perfil de alguém que tenha sido bloqueado, surge a indicação de que o bloqueio foi aplicado, e não é possível ver os conteúdos da conta.
Na ideia de Musk, o bloqueio será desnecessário quando é possível aceder aos conteúdos usando um conta alternativa, ou até mesmo sem estar ligado na plataforma. No entanto, esta justificação contraria o que ocorre na plataforma, onde não é possível sequer aceder a contas dentro da mesma sem que se realize o login – medida que o próprio Musk também implementou na altura da compra do Twitter, como forma de prevenir os bots de usarem a plataforma.
De notar que Elon Musk já tinha sido bastante vocal contra a funcionalidade de bloqueio, apesar de a comunidade estar bastante oposta contra tal medida – até mesmo de algumas partes de suporte de Musk.
Ao mesmo tempo, existem ainda questões pendentes por esclarecer, como o facto que esta medida pode levar a que a app da X viole os termos da App Store da Apple. A Apple requer que todas as apps com conteúdos criados pelos utilizadores tenham a capacidade de bloquear outros utilizadores dentro da mesma, e de reportar os conteúdos abusivos conforme necessário.