YouTube vai limitar conteúdos fitness para menores de idade
O YouTube vai aplicar novas regras para os conteúdos que menores de idade podem aceder, dentro da plataforma, e residentes na União Europeia. A plataforma confirmou que vai limitar a visibilidade de certos conteúdos relacionados com condição física, fitness ou que apelem a determinado tipo de corpo.
Esta medida surge como parte das alterações no sistema de recomendações da plataforma, que vai começar a limitar a visibilidade dos mesmos para os utilizadores de idade. Em causa encontra-se o facto de os jovens estarem a ser constantemente recomendados a assistirem a vídeos associados com a condição física e o “corpo ideal”, o que pode levar a problemas.
Com isto, o YouTube vai começar a limitar as recomendações para este formato de conteúdos na plataforma a menores de idade, em vídeos que sugiram como obter o “corpo ideal” ou que forneçam comparações entre os mesmos. Embora a plataforma considere que estes vídeos não são problemáticos quando vistos de forma única, ao serem repetidos para os utilizadores acabam por criar pressão nos menores.
Em comunicado, a medida será adotada para evitar que os menores de idade criem “crenças negativas sobre si mesmos”, ao verem os conteúdos de forma repetida nas recomendações e com base em ideais que podem ser diferentes de pessoa para pessoa.
De notar que esta medida já se encontrava em vigor nos EUA, mas agora será expandida para utilizadores na Europa depois das recomendações feitas à plataforma para tal.