AMA restaura serviços afetados por ataque de ransomware

Ransomware da AMA

Durante o dia de ontem, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi alvo de um ataque informático, que por mais de 24 horas teve impacto na funcionalidade de vários serviços. Entre estes encontram-se os sistemas de autenticação e de vários serviços de atendimento.

De acordo com o novo comunicado agora emitido, a entidade afirma que foram aplicadas medidas para reduzir o impacto do ataque de ransomware, sendo que alguns dos serviços da mesma já se encontram novamente operacionais. Isto permite que várias lojas de cidadão, bem como várias plataformas do governo, voltem assim a ficar disponíveis.

A AMA afirma ainda que “continua determinada em repor a normalidade dos serviços, estando em curso os trabalhos necessários para o efeito em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer, de forma segura, o pleno funcionamento das nossas operações”.

Para a comunidade em geral, a AMA recomenda que se tenha cuidado com possíveis esquemas que podem surgir deste ataque, nomeadamente de contactos e outros meios de pedido de informação, onde se pode levar a esquemas e burlas. Um dos alertas encontra-se em possíveis pedidos de recuperação para a Chave Móvel Digital, que pode ser aproveitado para enganar os utilizadores sobre o pretexto do ataque.

De relembrar que o ataque de ransomware teve um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”. Tendo em conta que se tratou de um ataque de ransomware, ainda se desconhece se o mesmo levou a que dados fossem roubado da entidade, ou se terá sido meramente a encriptação de sistemas internos da AMA.