AMD lança nova atualização da BIOS para processadores Ryzen 9000
Está a fazer cerca de um mês que a AMD lançou a nova linha de processadores Ryzen 9000, trazendo consigo várias melhorias e novidades. No entanto, agora a empresa está a preparar algumas novidades através da atualização da BIOS para várias placas focadas nestes processadores.
A mais recente atualização da AMD vai permitir melhorar a latência dos processadores, além de aumentar consideravelmente o desempenho do mesmo em vários sistemas.
A atualização do AGESA PI 1.2.0.2 vai permitir ao processador otimizar várias tarefas, que em geral, devem acabar por melhorar o desempenho do mesmo sobre atividades de leitura e escrita de dados. Foram ainda feitas melhorias para otimizar a latência do mesmo entre os cores CCD (Core Complex Die).
Estas melhorias devem ser sentidas em todos os processadores dentro da linha Ryzen 9000. No entanto, para os modelos Ryzen 5 9600X e Ryzen 7 9700X, foram ainda feitas otimizações adicionais a nível do TDP, passando de 65W para 105W, o que deve ajudar também a melhorar o desempenho final dos mesmos.
A AMD indica que, com a mudança do TDP, pode ser verificado um aumento no uso de eletricidade pelos processadores, mas que isso será necessário para obter até 10% mais de desempenho. Estes dados partem apenas da AMD, portanto é necessário realizar os testes finais no hardware para se ter total certeza.