Android 16 pode chegar mais cedo que o esperado

Android 16 pode chegar mais cedo que o esperado

Como é habitual, a Google tende a lançar uma nova versão do Android por ano, normalmente no segundo semestre do mesmo. Este ano, a empresa encontra-se ainda a terminar os retoques do Android 15, sendo que a versão final deve ser disponibilizada em Outubro.

No entanto, existem agora novos rumores sobre a futura versão do Android 16, entre os quais alguns detalhes sobre quando o novo sistema poderia ficar disponível. Ao que parece, a Google pode alterar um pouco os planos para o lançamento do Android 16, fazendo com que o mesmo chegue mais cedo que o previsto aos primeiros dispositivos.

Os rumores indicam que o Android 16 pode ser apresentado no início do próximo ano, e possivelmente as primeiras versões iriam começar a chegar pouco depois. Seria possível para a empresa apresentar o novo sistema durante o evento Google I/O, que habitualmente realiza-se em Maio.

Normalmente é neste evento que a Google revela as novidades para a futura versão do Android, mas apenas alguns meses mais tarde apresenta efetivamente a versão final. Neste caso, os rumores indicam que o Android 16 pode ser apresentado pouco depois do evento, na sua fase final.

Existe ainda a possibilidade de o sistema vir a adotar um novo nome para indicar a versão do mesmo. Embora o Android tenha deixado de ser acompanhado de nomes de doces desde o Android 10, a empresa poderia colocar o termo de “Baklava” para o Android 16 – invés do esperado “W”.

Por entre os motivos para esta mudança da forma de lançamento do Android poderiam encontrar-se recentes mudanças na base do mesmo. A Google parece estar a trabalhar numa nova forma de fornecer as novas versões do sistema, adotando um mecanismo mais simples de atualização, onde as novidades poderiam ser adicionadas diretamente nas versões antigas do sistema – quase como módulos.

Isto iria permitir ao Android ter um desenvolvimento consideravelmente mais rápido, e possivelmente, até se manter numa versão “infinita”, onde seria constantemente atualizado apenas nos módulos que fossem necessários. A mudança para tal acredita-se que possa vir a ocorrer com a chegada do Android 16.

Isto poderia ajudar também a reduzir a necessidade de os fabricantes terem de atualizar os seus sistemas e dispositivos com mudanças drásticas do mesmo, podendo implementar as novas versões do Android consideravelmente mais rápida.

Até ao momento, todas as informações conhecidas partem apenas de rumores, portanto deve-se ter isso em conta.