Android vai limitar instalação de apps externas na Índia

Android vai limitar instalação de apps externas na Índia

A Google vai aplicar restrições mais apertadas na India, dentro do Android, para quem pretenda instalar aplicações de fontes externas. A empresa vai ser obrigada a limitar a instalação de fontes externas no Android para dispositivos vendidos na India, tendo em conta as novas leis locais.

Esta medida faz parte de um pacote de soluções criadas para tentar reduzir os casos de fraude na região. Uma grande quantidade de fraudes e esquemas na Índia partem de instalação de aplicações de fontes externas às consideradas como seguras, como é o caso da Play Store da Google.

O conhecido sideloading vai agora ser bloqueado para dispositivos Android vendidos na Índia, algo que vai afetar os utilizadores destes dispositivos. Com a medida, o Android passa a ter de impedir a instalação de apps de fontes não autorizadas.

alerta que os utilizadores recebem

Para já a medida aplica-se apenas a aplicações que requeriam permissões mais invasivas, como é o caso de apps que requeiram acesso a mensagens SMS, notificações e ferramentas de acessibilidade. No entanto, é possível que possa vir a abranger outros conteúdos no futuro.

Segundo a Google, o sistema vai começar a analisar as permissões de cada app em mais detalhe, e quando identifica alguma que requeira essas permissões e tenha sido instalada fora da Play Store, será bloqueada diretamente no sistema. Uma mensagem de alerta surge ainda no ecrã a informar o utilizador sobre o bloqueio.

De notar que o bloqueio não deve afetar lojas de aplicações externas, que ainda devem conseguir continuar a instalar aplicações no sistema, mas podem ter algumas restrições adicionais aplicadas. A medida foca-se sobretudo em ficheiros APK que sejam descarregados de fontes como sites pela internet.