Apple revela novos Mac Mini com processador M4 e M4 Pro
A Apple tem vindo a revelar algumas novidades nos últimos tempos para o mercado, e depois do novo iPad Mini com o processador A17 Pro, agora a empresa conta com duas novidades. A empresa revelou os novos Mac Mini com o processador M4 e M4 Pro.
Estes contam com os mais recentes processadores dedicados da empresa, que devem oferecer o melhor desempenho possível, mas também contam com mudanças a nível do design, e claro, suporte para as tecnologias da Apple Intelligence.
No modelo com o M4, a Apple promete que o Mac Mini conta com um desempenho até 1.8 vezes superior ao modelo M1, e no caso da GPU o desempenho é até 2.2 vezes mais elevado. O Mac Mini conta com um processador de 10 cores, e um GPU com 10 cores, tendo ainda memória unificada de 16 GB.
O modelo com o M4 Pro conta com 14 cores, sendo que 10 focam-se em desempenho e 4 em eficiência. A GPU conta com 20 cores, sendo duas vezes mais rápidos que os existentes no modelo regular do M4. O M4 Pro é ainda compatível com até 64 GB de memória RAM, e conta com tarefas dedicadas para processamento de IA, que deve otimizar a realização de tarefas em formato local.
Quanto ao dispositivo em si, este conta com duas portas USB-C na parte frontal, compatível com USB 3, e uma entrada de headphones. Na parte traseira encontra-se três portas Thunderbolt 4, embora o modelo com o M4 Pro tenha três portas Thunderbolt 5 – com velocidades de transferência na casa dos 120 Gb/s.
Conta ainda com uma porta Gigabit Ethernet, que permite velocidades até 10 Gbps. O modelo base é compatível com dois monitores 6K e até um monitor 5K. Já o M4 Pro é compatível com até três monitores 6K a 60 Hz, para um total de mais de 60 milhões de pixels.
Ambos os modelos contam com o sistema macOS Sequoia, e devem suportar todas as funcionalidades da Apple Intelligence, permitindo aos utilizadores otimizarem as suas tarefas do dia a dia com funcionalidades de IA.
A Apple refere ainda que os novos modelos do Mac Mini são os primeiros inteiramente neutros em carbono, sendo que usam mais de 50% de material reciclado, incluindo alumínio 100% reciclado na sua estrutura final.
Ambos os modelos devem ficar disponíveis a partir de 8 de Novembro, com os preços a começarem nos 729 euros.