Automattic possui planos mais rigorosos para uso da marca WordPress
Matt Mullenweg, o co-fundador do WordPress e atual CEO da Automattic, encontra-se atualmente numa disputa com a WP Engine, derivado do uso da marca WordPress. No entanto, esta guerra entre as duas partes encontra-se a causar bastante controvérsia junto da comunidade de WordPress.
No entanto, a posição da Automattic e do seu CEO não surgiram do dia para a noite, sendo que novos documentos internos da empresa revelam que a entidade pretende focar-se em garantir a segurança das suas marcas de forma bastante mais agressiva.
De acordo com o portal TechCrunch, documentos internos da Automattic revelam que a empresa pretendia, desde o início do ano, começar a aplicar medidas mais rigorosas sobre o uso das suas marcas, mais concretamente de WordPress e WooCommerce.
Os documentos demonstram várias conversas entre os executivos da entidade, onde estes indicam planos paara começar a aplicar medidas mais rigorosas sobre o uso das marcas registadas, adotando uma estratégia de negociações diretas com as entidades em violação, e em casos mais seletivos, passar para processos legais.
Existem ainda planos da Automattic registar mais marcas no futuro, de forma a garantir os direitos de uso dos termos e garantir o correto uso das mesmas em diferentes plataformas e formatos. Isto foi algo que a entidade tem vindo a realidade desde então.
Em Julho, a WordPress Foundation registou as marcas “Managed WordPress” e “Hosted WordPress”, sendo que ambas encontram-se atualmente pendentes de aceitação. No entanto, tendo em conta as recentes indicações da empresa, tudo aponta que esta pretende começar a apertar as regras relativamente ao uso destes termos.
Embora a WordPress Foundation tenha algumas regras para o uso justo das marcas, até ao momento a entidade não deixou detalhes de quais as regras para o que é considerado “justo”. De relembrar que a WordPress Foundation possui os direitos da marca WordPress desde 2010, quando Mullenweg fundou a Automattic como a parte comercial assente sobre a plataforma.
Na altura, a marca manteve-se diretamente associada com a WordPress Foundation, de forma a garantir que poderia continuar a ser livremente usada no projeto open source. No entanto, a Automattic continua a ter os direitos da marca WordPress, e agora parece focada em começar a cobrar pelo uso da mesma.
Muitos especialistas consideram que as recentes medidas da Automattic podem vir a prejudicar a comunidade do WordPress em geral, e terão certamente ramificações para o futuro do projeto.