Autoridades detiveram suspeitos de pertencerem ao grupo Lockbit
As autoridades, numa operação conjunta entre 12 países, confirmaram ter detido vários suspeitos de pertencerem ao grupo de ransomware “LockBit”, entre os quais encontram-se algumas das pessoas de escalões mais elevados dentro do mesmo.
Nos últimos meses, as autoridades começaram a apertar o cerco contra os gestores do ransomware LockBit, numa investigação que começou em Abril de 2022. A Europol confirmou agora que um suspeito foi detido em Agosto de 2024, pelas autoridades em França, alegadamente sendo o responsável por desenvolver o código do ransomware, e que estaria em férias na região depois de uma viagem da Rússia.
Foram ainda detidos mais dois suspeitos, que teriam relações diretas com as atividades do grupo. Um dos mesmos era considerado um dos afiliados do grupo mais importantes, e o outro era responsável pelas tarefas de lavagem de dinheiro.
Noutra investigação, as autoridades de Espanha confirmaram ter detido no aeroporto de Madrid um suspeito de gerir a infraestrutura segura, que era usada pelo grupo para os seus websites e ferramentas.
De relembra que as primeiras atividades deste grupo de ransomware datam de Setembro de 2019, quando começaram a ser feitas vários ataques a diferentes entidades a nível global, e desde então o grupo tornou-se um dos mais reconhecidos na área, com centenas de entidades afetadas.