Cisco investiga alegado ataque e roubo de dados

Logo da Cisco

A Cisco encontra-se a investigar um possível roubo de informações internas da empresa, que surgiu recentemente em alguns sites da dark web. As informações integram-se numa lista que terá sido alegadamente roubada da empresa.

Em comunicado, a Cisco afirma que se encontra a investigar o incidente, e a analisar os dados potencialmente roubados. De momento, a empresa ainda não deixou muitos detalhes sobre o incidente, tendo apenas referido que se encontra a ser feita a investigação da origem da lista.

Os dados em circulação referem ter sido obtidos da Cisco a 10 de Junho de 2024, onde terceiros terão acedido a sistemas internos da Cisco, e roubaram dados sensíveis da empresa e de alguns dos parceiros da mesma. Entre os dados encontra-se informação interna da empresa, e respeitante a vários projetos da mesma, e inclui-se ainda código fonte de vários programas desta. Também se encontram chaves privadas de vários certificados e informação considerada como confidencial.

Caso se venha a confirmar a veracidade destes dados, poderá ser consideravelmente prejudicial para a Cisco e para os sistemas e entidades envolvidos. Os dados incluem informação potencialmente sensível e privada. Embora o autor do leak tenha fornecido alguns samples da informação roubada, ainda não existe uma confirmação oficial de que os dados sejam respeitantes à empresa.

De relembrar que a Cisco foi igualmente atacada em Junho deste ano, sendo também desconhecido se este ataque e agora a revelação dos dados podem ter alguma associação.