Elon Musk pode vir a enfrentar problemas por “sorteio” em campanha eleitoral de Trump
Recentemente, Elon Musk começou a incentivar os utilizadores nos EUA a votarem, oferecendo até um milhão de dólares por dia, em sorteio, para uma pessoa que se registe para votar. No entanto, como era também esperado, esta medida foi feita com o incentivo de ser uma campanha política para o lado de Donald Trump, o seu apoiante.
No entanto, a medida pode vir agora a ser considerada ilegal. O Departamento de Justiça dos EUA alerta que sorteios promovidos para incentivar ao voto poderá ser uma violação da lei federal dos EUA, e que pode ter consequências graves.
As autoridades ainda não lançaram qualquer acusação contra Musk, mas apontam que a oferta de dinheiro para incentivar os votantes a irem registar-se poderá ser vista como um suborno, e como tal, uma violação da lei. A confirmar-se, Musk pode enfrentar pesadas multas do governo dos EUA.
De acordo com a CNN, as autoridades terão enviado uma carta para o projeto financiado por Musk, alertando sobre as possíveis violações. De relembrar que Musk ofereceu um milhão de dólares, por dia, até 5 de novembro, para quem se registar para votar. Até agora já foram oferecidas dois pagamentos, com as entregas do dinheiro a serem feitas em comícios de Donald Trump.
Logo depois da campanha ter sido anunciada, Musk foi alvo de duras críticas, apontando como o mesmo estaria a comprar votos em favor de Donald Trump, que é o seu apoiante. A ter ainda em conta que a oferta apenas se aplica para quem se registar em alguns dos estados mais importantes da votação, que possuem uma carga bastante elevada para o resultado final – mais uma vez, demonstrando incentivo ao apoio de Trump e incentivando aos votos no mesmo, de acordo com as várias fontes e autoridades.