Fedora 41 chega oficialmente com o kernel de Linux 6.11
A equipa de desenvolvimento do Fedora confirmou a chegada da nova versão do Fedora 41, que conta com vários destaques, e será já baseado no Kernel de Linux 6.11. Esta nova versão chega com algumas das novidades que foram sendo testadas para o sistema nos últimos meses.
Para começar, a mesma introduz o suporte para o DNF 5, uma grande atualização para o sistema de gestão de pacotes via a linha de comandos, sendo mais rápido, eficiente e estável. Esta alteração permite também que o microdnf seja descontinuado, sendo que o mesmo era focado para sistemas com restrições mais apertadas a nível de memória.
O Fedora 41 Workstation chega ainda com o GNOME 47, que se destaca por várias melhorias no suporte a cores dos temas, suporte para ecrãs de menores dimensões, novos formatos das janelas de notificação e várias outras novidades. O Fedora KDE 41, por outro lado, conta com o KDE Plasma 6.2, que conta com um conjunto de novas aplicações atualizadas para o ambiente KDE.
Esta versão chega ainda com novas imagens para as variantes do Fedora, como o Atomic Desktops, CoreOS e Fedora IoT, com uma nova ferramenta apelidada de bootc. Esta ferramenta é a sucessora do rpm-ostree, e permite muita mais flexibilidade na criação das imagens.
Obviamente, esta versão chega ainda com grandes melhorias no desempenho, bem como a correção de vários bugs e falhas descobertas nas versões anteriores do sistema.