França pode vir a bloquear sites com conteúdos de adulto para proteger menores

bandeira de frança com alerta de conteúdos para maiores de 18

Os utilizadores em França terão agora mais dificuldade em aceder a sites com conteúdos para adulto, tendo em conta as novas legislações aplicadas para restringir o acesso a estes conteúdos.

As autoridades em França confirmaram que vão aplicar, durante a próxima semana, medidas para bloquear o acesso a sites que não garantam um sistema fiável de verificação de idade no acesso. Esta medida surge depois de terem sido aprovadas novas medidas para garantir que os menores de idade não acedem a sites com conteúdos para adultos.

Os sites que se encontram na lista atual de bloqueio possuem agora 15 dias para aplicarem alterações na verificação de idade, para utilizadores que acedam a partir de França. Estes sistemas devem garantir que é feita a verificação da idade no acesso, bloqueando menores de acederem.

Caso os sites não apliquem medidas de verificação dentro deste prazo, serão bloqueados em todas as operadoras nacionais de qualquer acesso em França.

Esta medida surge numa altura em que várias plataformas com conteúdos para adulto surgem sob pressão para garantir que menores de idade não podem aceder aos mesmos. Embora a medida seja apenas aplicável para França, a Comissão Europeia encontra-se a avaliar algumas regras que podem expandir-se para todos os países na zona.