Google NotebookLM deixa de ser considerado uma expriência
Depois de vários meses em testes, a Google confirmou que a sua plataforma do NotebookLM sai assim da versão “Beta”, tornando-se um produto completo da Google. A par com isto, a empresa revelou ainda os planos pagos para a plataforma, e focados para empresas.
Para quem desconhece, o NotebookLM é uma ferramenta da Google focada para realizar a captura de notas, mas que permite também aos utilizadores criarem rapidamente conteúdos de áudio com base na informação guardada na mesma – num formato como um “podcast”. A ferramenta usa o Gemini da Google para criar os conteúdos.
A Google afirma que o NotebookLM conta atualmente com milhares de utilizadores a nível global, embora esteja disponível apenas em Inglês. Como tal, a empresa considera agora a altura certa para retirar a tag de ser uma versão de testes, e passar o produto para uma versão final.
Para começar, o NotebookLM perde o seu estatuto “experimental”, e passa a integrar a lista de serviços dedicada da Google. Isto permite que os utilizadores o possam usar sem a ideia de que pode vir a ser descontinuado de um momento para o outro – embora ainda seja da Google, e bem sabemos como a empresa é a nível de descontinuar serviços.
Outra novidade encontra-se agora nos planos NotebookLM Business, que se foca para empresas que pretendem ter mais controlo sobre os seus dados e a forma como são usados para treino dos modelos de IA. A Google afirma que mais de 80 mil empresas usam atualmente o NotebookLM todos os dias. As empresas que adiram a este plano possuem ainda acesso a novas funcionalidades em primeira mão.
Espera-se que mais detalhes sobre o NotebookLM Business venham a ser revelados até ao final do ano, incluindo os preços.