Google sente a pressão do TikTok e de empresas de IA
A Google é considerada uma das maiores plataformas de pesquisa, mas também uma das maiores plataformas de publicidade atualmente na internet. Porém, mesmo que ainda mantenha a liderança, a empresa parece estar algo preocupada com o avançar das tecnologias de IA e de algumas plataformas rivais.
De acordo com o The Wall Street Journal, a Google olha para algumas das tecnologias de IA e para o TikTok como possíveis ameaças para a sua dominância do mercado da publicidade online.
No caso do TikTok, a plataforma tem sido cada vez mais usada para campanhas de publicidade direcionadas, além de chegar também a um vasto conjunto de utilizadores – sobretudo os mais jovens – com as entidades a poderem direcionar as suas campanhas de publicidade para um público bastante especifico.
Um dos exemplos encontra-se na forma como o TikTok encontra-se a usar as pesquisas feitas dentro da sua plataforma para fins de publicidade, fornecendo resultados relevantes para os utilizadores que sejam baseados nos termos.
Este formato de publicidade permite que os anunciantes possam usar os termos de pesquisa dos utilizadores para direcionarem publicidade aos mesmos, tendo como base essas pesquisas. Se o conceito lhe faz lembrar algo, é porque este formato é exatamente o aplicado pela Google no seu motor de pesquisa.
Os resultados iniciais deste teste de publicidade dentro da plataforma de vídeos também demonstram ser um sucesso. Embora o TikTok tenha apenas 3.4% de participação a nível da publicidade em mercados digitais, as receitas da empresa em publicidade aumentaram 38.1% em apenas um ano.
Todos os dias são feitas mais de 3 mil milhões de pesquisas dentro do TikTok, algo que certamente a empresa pretende monetizar com este sistema.
Claro, este formato de publicidade é algo que a Google vê como uma ameaça, tendo em conta que coloca em risco um potencial negócio da empresa – do qual esta ainda é líder.
No entanto, a Google olha também para plataformas de IA como uma possível ameaça para este mercado. Algumas plataformas começaram a testar sistemas de publicidade, como introduzir links e campanhas de publicidade depois das respostas criadas por modelos LLM.
Este formato de publicidade pode vir a ser um problema para a Google, tendo em conta que acompanha o crescimento no uso deste formato de plataformas. Com mais utilizadores dentro das mesmas, existe um maior alcance das campanhas – e a Google tem vindo a tentar combater isso ao tentar integrar a sua própria IA nas pesquisas, embora de sucesso ainda limitado.
Os dados apontam que a Google pode vir a perder alguma quota no mercado das pesquisas na internet, algo que acontece pela primeira vez em mais de dez anos. Isto pode começar a ser uma tendência, conforme mais sistemas de IA venham a ser lançados para o mercado – sobretudo aqueles focados para pesquisas online.