Google testa selo de verificação para resultados de pesquisa
A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o seu motor de pesquisa, focada em ajudar a reduzir os sites potencialmente enganadores que os utilizadores podem aceder pelo mesmo.
A empresa encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade de selos de verificação, que vão surgir próximo dos resultados de pesquisa, a indicar a legitimidade dos sites e a sua associação com as empresas corretas.
De acordo com o portal The Verge, a Google encontra-se a testar um novo sistema de verificação para sites que surgem nos resultados de pesquisa. Quando os mesmos são validados como pertencentes às entidades corretas, estes surgem com um pequeno sinal de verificado próximo do nome.
Por exemplo, os sites associados com a Microsoft que sejam de “Microsoft.com” surgem com o sinal de verificado. Outros que aparentem ser da empresa, mas não tenham o domínio correto, não surgem com esta indicação.
A ideia será ajudar os utilizadores a rapidamente verificarem que um site é considerado legítimo e pertencente à entidade que diz ser, evitando possíveis burlas e esquemas. A Google confirma que esta funcionalidade é algo que se encontra em testes sobre um pequeno conjunto de utilizadores.
Para já ainda se desconhece se os testes vão ser alargados a mais contas, mas certamente que esta pode ser uma ajuda para prevenir o acesso a sites potencialmente ilegítimos, de spam ou de esquemas diversos. Isto será ainda mais importante tendo em conta que as pesquisas da Google estão cada vez mais a ser usadas para distribuir esquemas e possíveis ataques que podem levar a roubos de dados.
Desconhece-se, no entanto, quando irá ficar disponível de forma mais alargada ou como a empresa realiza a verificação das entidades associadas a cada domínio. Possivelmente, numa fase inicial, a verificação deve ser feita de forma manual pela Google para as grandes empresas nos mercados internacionais.