Grupos extremistas trocam Telegram por uma nova plataforma

Grupos extremistas trocam Telegram por uma nova plataforma

O Telegram tem vindo a adotar novas regras, que podem tornar mais difícil a tarefa de certos grupos agirem dentro da plataforma para a troca de mensagens. Isto inclui alguns grupos extremistas, que até agora usavam o Telegram como forma de divulgação das suas informações – graças em parte ao formato “anónimo” da plataforma.

No entanto, com as mudanças dos termos, agora estes grupos parecem estar a procurar novas formas de continuarem as suas atividades em plataformas mais seguras. Uma das que tem vindo a ganhar destaque para tal pode agora ter sido revelada.

De acordo com um estudo feito pela Institute for Strategic Dialogue, várias organizações neonazistas e terroristas encontram-se agora a começar a usar a aplicação SimpleX Chat para propagarem as suas mensagens e continuarem as suas comunicações.

O SimpleX Chat é uma aplicação de mensagens descentralizada, que por entre as suas principais características destaca-se por ser inteiramente encriptado, mantendo a identidade dos utilizadores protegida.

Desde que o Telegram fez alterações nos seus termos, passando a cooperar com as autoridades, vários grupos deste formato começaram a procurar plataformas alternativas, e o SimpleX Chat tem sido uma das mais adotadas.

Embora o SimpleX Chat exista desde 2021, o mesmo manteve-se relativamente longe do foco da popularidade. Mas as recentes alterações do Telegram começam agora a fazer com que mais grupos o adotem como uma das alternativas para continuarem as comunicações seguras.

Evgeny Poberezkin, um dos criadores e responsáveis pelo projeto, indica que o SimpleX Chat trata-se de uma plataforma descentralizada, portanto não existe forma de a entidade saber quais os conteúdos que estão a ser partilhados dentro da rede. Este usa servidores de terceiros para permitir a comunicação entre diferentes utilizadores, portanto muitas das comunicações ficam restringidas apenas aos sistemas usados pelos utilizadores dentro dessa rede.

Existem formas de os servidores nesta rede bloquearem outras plataformas dentro da mesma, caso pretendam, mas não é inteiramente possível de “desligar” um sistema que usa a rede.