IA da Apple não será suficiente para afetar vendas do iPhone 16
A Apple encontra-se a apostar em força nas tecnologias de IA, com a chegada da Apple Intelligence a ser uma das novidades do sistema da empresa. Embora tenha chegado um pouco tarde na corrida, a Apple pretende que a sua IA seja usada para ajudar os utilizadores no dia a dia.
Obviamente, a Apple certamente que aposta na Apple Intelligence como uma forma de também incentivar as vendas dos seus dispositivos. No entanto, nem todos estão de acordo que isso poderá realmente acontecer.
De acordo com a empresa de análise do mercado Jefferies, apesar da Apple estar a apostar em grande na IA, essas tecnologias não se devem traduzir imediatamente em mais vendas para a empresa.
A empresa acredita que, embora a IA possa vir a ajudar os utilizadores de dispositivos da Apple a gerirem algumas das suas tarefas, e a adicionar novas funcionalidades para o sistema da empresa, isto não será algo que a grande maioria vai olhar como um ponto de interesse para a compra dos dispositivos.
A piorar a situação, o atraso da Apple em lançar as novas funcionalidades também está a prejudicar essa ideia. Embora a Apple tenha confirmado a maioria das funcionalidades que pretende com a sua IA, as principais podem demorar até 2026 a efetivamente chegar.
Várias das funcionalidades que eram esperadas para o iPhone 16 baseadas em IA foram adiadas para o próximo ano, e isso pode acabar por prejudicar a empresa.
Por exemplo, a integração da Siri com ChatGPT era visto como algo positivo, mas ainda é algo que se encontra longe de vir a surgir para todos.
Além disso, a maioria das funcionalidades da Apple Intelligence devem ficar limitadas inicialmente apenas ao idioma inglês, o que pode não agradar a muitos. Tudo isto pode acabar por não ser boas notícias para a Apple.
O iPhone 16 ainda se encontra longe de ser um dos dispositivos mais desejados da Apple, com muitos a considerarem o mesmo como um dos “menos populares da empresa em anos”.