Maior banco do Perú alvo de largo roubo de dados dos clientes

Hacker a mexer em dispositivo

A Interbank, uma das maiores instituições bancárias no Peru, foi recentemente alvo de um roubo de dados interno, que terá comprometido informação dos clientes do mesmo. Este roubo ocorreu depois de um grupo ter conseguido obter acesso à rede interna da instituição.

A entidade era anteriormente conhecida como International Bank of Peru (Banco Internacional del Perú), e fornece serviços financeiros a mais de 2 milhões de clientes.

Numa mensagem publicada pela entidade na sua conta da X, esta afirma ter identificado que os dados de alguns dos seus clientes podem ter sido comprometidos, depois de um ataque informático, que terá afetado uma entidade terceira de processamento dos dados.

Os clientes da entidade afirmam que, no dia em que o ataque foi confirmado, muitas das plataformas online e as apps para dispositivos móveis do mesmo estariam a verificar problemas. No entanto, a Interbank afirma que os problemas foram entretanto corrigidos.

A entidade afirma que, apesar do ataque, os fundos dos clientes encontram-se totalmente protegidos e não foram afetados. A empresa ainda se encontra a realizar uma investigação do incidente, e espera revelar mais detalhes durante os próximos dias.

Embora a entidade não tenha confirmado o número exato de clientes afetados, um utilizador em fóruns da dark web já se encontra a vender a alegada base de dados da entidade, contendo os dados potencialmente roubados.

A publicação desta base de dados integra vários dados pessoais de, alegadamente, mais de 3 milhões de clientes do banco. O utilizador afirma possuir mais de 3.7 TB de informação, que teria sido roubada deste ataque. No entanto, não existe uma confirmação que os dados sejam inteiramente legítimos.