Microsoft alerta para fim de suporte a versões antigas do Windows 11

Windows 11 logo

Para quem ainda se encontre em versões antigas do Windows 11, está na altura de realizar a atualização para as versões mais recentes. A Microsoft relembra que o Windows 11 22H2 e 21H2 encontram-se agora no fim de suporte oficial.

Com esta medida, ambas as versões vão deixar de receber suporte direto da Microsoft, o que inclui também atualizações de segurança que possam ser fornecidas. Esta medida aplica-se para o Windows 11 22H2 Home, Pro, Pro Education, Pro for Workstations e SE, versões lançadas a 20 de Setembro de 2022.

As versões Enterprise, Education e IoT do Windows 11 21H2 também entram agora na mesma fase, um ano depois das versões Home e Pro terem passado pela mesma medida.

A atualização de Outubro de 2024 será a última atualização disponível para estes sistemas. Depois disto, o mesmo deixa de receber novas atualizações de segurança, deixando potenciais falhas em aberto para exploração.

Para ajudar a manter os sistemas seguros, a Microsoft confirmou que, para todos os sistemas que ainda estejam nas versões antigas, e que podem ser atualizados sem problemas, será agora iniciado o processo de atualização forçada via o Windows Update. Desta forma, os sistemas devem ser automaticamente atualizados para uma das versões mais recentes disponíveis do Windows 11.

Os administradores de parques informáticos que tenham sistemas desatualizados devem certificar-se que os mesmos estão preparados para receber a atualização, a qual deve ser automaticamente instalada durante os próximos dias.

De notar que a Microsoft começou a disponibilizar o Windows 11 24H2 no inicio do mês de Outubro, sendo que será a versão mais recente e a recomendada para todos os utilizadores que pretendam usar o sistema da empresa.