OpenAI revela novo Canva para ajudar na produtividade
A OpenAI acaba de confirmar uma nova funcionalidade para o ChatGPT, que pode ajudar os utilizadores a melhorarem as suas experiências com a plataforma. A empresa confirmou a chegada do Canvas, uma nova interface para o ChatGPT que permite apresentar a informação de forma mais gráfica e interativa.
Com o Canvas, os utilizadores podem receber informações mais apropriadas para a revisão de textos ou de código de programação, com meios interativos de analisar o mesmo e fornecer melhorias.
O Canvas permite colocar uma janela separada da principal, onde os utilizadores podem rapidamente aceder a melhorias e informações sobre os conteúdos que enviem, de forma visualmente mais apelativa e simples de usar, invés de se basearem apenas em comandos de texto escritos.
O GPT-4o é capaz de analisar os conteúdos fornecidos, e sugere alterações focadas nas intenções dos utilizadores, apresentando as mesmas em destaque dentro do próprio conteúdo final. Por exemplo, os utilizadores podem usar código JavaScript, TypeScript, Python, Java, C++ e PHP, com o modelo de IA a analisar o mesmo e destacar possíveis mudanças que podem ajudar a otimizar os processos.
É igualmente possível usar o Canvas para realizar pequenos ajustes nos textos finais, com sugestões fornecidas diretamente pelo ChatGPT. Num dos demos da OpenAI, a empresa demonstrou como o Canva pode ser usado para criar um email formal, destacando os pontos ao utilizador.
De momento o Canvas encontra-se disponível em formato Beta, e apenas para utilizadores do ChatGPT Plus e Teams. Ainda se desconhece se irá ser algo que pode vir a ficar disponível para os utilizadores de planos gratuitos da plataforma.