Samsung vai começar produção em massa de novos SSD focados para IA
A Samsung confirmou que vai começar a produção em massa da sua nova geração de SSDs, focados para oferecerem o melhor desempenho possível para tarefas mais exigentes e de IA. Os novos SSD PM9E1 são considerados atualmente os mais rápidos existentes no mercado, com elevadas velocidades de transferências de dados e usando as mais recentes tecnologias.
O SSD PM9E1 conta com uma interface PCl Express 5.0, e ainda um controlador dedicado que é fabricado em 5nm, bem como a nova oitava geração de memórias V-NAND. Graças a estas tecnologias, os SSD são capazes de obter velocidades de leitura sequencial de 14,5 GB/s de escrita sequencial de 13 GB/s. Este é um dos valores mais elevados atualmente capazes em discos SSD no mercado.
O foco dos mesmos encontra-se em aplicações de IA, sendo que a Samsung sublinha que seria capaz transferir um modelo de IA de 14 GB em apenas 1 segundo para a RAM do sistema, algo que pode melhorar consideravelmente o desempenho e capacidade de futuros modelos de IA.
Estes novos SSD contam ainda com tecnologia SPDM 1.2, que permite a encriptação dos dados e transmissão dos mesmos de forma segura.
A produção em massa vai permitir que os mesmos estejam disponíveis em largas quantidades no mercado, e possam começar a ser usados para os mais variados fins. Claro, a Samsung encontra-se a focar na área da IA e de como os discos SSD podem melhorar o desempenho final dos modelos de IA existentes.