Spotify possui um problema com álbuns de música falsos

Spotify logo da plataforma

O Spotify é uma das maiores plataformas de streaming atualmente disponíveis no mercado, mas parece que ainda conta com alguns problemas complicados de resolver. Um dos mais recentes tem vindo a causar alguns problemas para os artistas na plataforma.

De acordo com os relatos mais recentes, o Spotify possui um problema grave com a publicação de álbuns falsos. Estes são conteúdos que foram colocados na plataforma, sem autorização dos artistas originais, ou em alguns casos, com conteúdos totalmente fabricados.

Segundo o portal ArsTechnica, apenas nos últimos meses registou-se um aumento alargado de álbuns publicados no Spotify com conteúdos totalmente artificiais, muitas vezes criados por sistemas de IA. Alguns destes encontram-se até a surgir como conteúdos que foram publicados por artistas reconhecidos e validados na plataforma, criando rendimentos externos quando não deviam.

Muitos destes álbuns são lançados com nomes genéricos, como “Ancient Lake Records”, “Beat Street Music” e “Gupta Music”. A ideia será colocar conteúdo na plataforma, que pode depois ser usado para obter rendimentos das reproduções, e que vão diretamente para a pessoa que colocou o conteúdo na mesma.

imagens de álbuns falsos no spotify

A piorar a situação, alguns destes conteúdos acabam por ser associados com artistas de renome na plataforma, algo que ocorre devido ao sistema de identificação de conteúdos do Spotify. Com isto, os mesmos podem chegar a ainda mais utilizadores.

O esquema parece encontrar-se baseado na tentativa de obter receitas de forma ilícita, com conteúdos criados de forma artificial e em massa, e explorando o sistema de algoritmos e recomendações do Spotify.

Em resposta ao caso, o Spotify afirma que se encontra ciente deste problema e a analisar o mesmo, sendo que muito conteúdo é todos os dias removido tendo em conta que viola os termos da plataforma. Porém, parece que os conteúdos surgem mais rapidamente do que o Spotify os remove.

Em 2023, a plataforma de streaming começou a remover conteúdos de músicas criadas por IA, considerando que as mesmas violam os termos da plataforma. A empresa sublinha ainda que, quando os conteúdos são reportados, a empresa analisa os mesmos para validar se existem violações a serem feitas.