Windows 10: falta menos de um ano para o sistema deixar de ser suportado

Windows 10

Para quem ainda esteja em sistemas com o Windows 10, começa agora a ficar na hora de se pensar em realizar o upgrade para a mais recente versão do sistema operativo.

Falta pouco menos de um ano para o Windows 10 deixar de receber suporte da Microsoft. A partir de 14 de Outubro de 2025, o sistema vai deixar de receber oficialmente as atualizações da Microsoft.

A partir desta data, a Microsoft deixa de fornecer atualizações gratuitas para o sistema, o que pode deixar o mesmo aberto a possíveis falhas. A medida encontra-se a ser prevista faz algum tempo, dando assim espaço para os utilizadores realizarem o upgrade.

Quem ainda assim prefira manter-se no Windows 10, chegando a data, terá poucas alternativas.

Para começar, quando o suporte for encerrado, o Windows 10 ainda irá continuar a funcionar normalmente nos sistemas onde se encontre. Porém, deixa de receber novas atualizações de segurança, e fica assim aberto a falhas que podem ser exploradas.

Na mesma altura, também o Office 2016 e o Office 2019 deixarão de receber suporte oficial da Microsoft.

Portanto, os utilizadores que pretendam manter o sistema seguro, devem atualizar o quanto antes para o Windows 11. Em alternativa, a Microsoft vai fornecer o suporte para atualizações estendidas, ou ESU, que permite manter as atualizações de segurança por mais algum tempo, mas trata-se de um extra que os utilizadores devem pagar para tal.

Esta opção será voltada sobretudo para empresas, mas a Microsoft vai permitir que utilizadores domésticos também possam adquiri as mesmas caso considerem necessário.

Embora o Windows 10 ainda seja um sistema largamente usado pelos utilizadores, a Microsoft tem vindo a melhorar consideravelmente o Windows 11 e as suas funcionalidades, tornando-o uma alteração direta e simples para os utilizadores na versão anterior.