WordPress assume controlo do Advanced Custom Fields sem autorização

WordPress

Nos últimos dias tem vindo a ser realizada uma forte disputa entre Matt Mullenweg, fundador do WordPress, e a plataforma WP Engine, onde Mullenweg acusa a plataforma de usar injustamente a marca WordPress.

A disputa tem durado faz vários dias, envolvendo até processos em tribunal das duas partes. No entanto, durante o dia de hoje foi realizada uma medida que tem vindo a ser fortemente criticada pela comunidade, e que alguns consideram que pode prejudicar a imagem e futuro do WordPress como um todo.

O Advanced Custom Fields é um plugin bastante popular para WordPress, criado pela WP Engine, que permite aos utilizadores rapidamente personalizarem as suas páginas no sistema. No entanto, recentemente, a WordPress decidiu literalmente retirar o plugin dos criadores originais, e desenvolver uma nova versão, apelidada de “Secure Custom Fields”.

Mullenweg afirma que esta medida foi necessária devido ao constante incentivo para vendas do plugin anterior, e também para corrigir uma falha de segurança. Porém, o plugin foi subitamente retirado dos seus autores originais, e alterado em qualquer website que esteja a usar o mesmo, enquanto que os links e conteúdos originais foram basicamente roubados pelo criador do WordPress.

A equipa responsável pelo Advanced Custom Fields afirma que se encontra a analisar a situação, mas que o plugin foi removido do seu controlo sem aviso e sem autorização, algo que os mesmos consideram inédito de acontecer em mais de 21 anos de história do WordPress.

A equipa do ACF afirma ainda que promessas básicas para com a comunidade open source foram violadas, e que esta ação demonstra a ética da entidade, capaz de roubar um plugin e apropriar-se do mesmo apenas devido a uma disputa.

Mullenweg, tanto em formato pessoal como usando o seu acesso à conta da WordPress, afirma que esta prática não será algo invulgar de acontecer – embora não existam relatos de tal ter ocorrido no passado – e que a medida deve-se inteiramente a todas as ações por parte da WP Engine para com a WordPress.

O mesmo aponta ainda as regras relativamente ao repositório de plugins, que dão controlo ao WordPress para remover ou desativar qualquer plugin existente, ou altera o mesmo sem a necessidade de autorização do programador original, em resposta a questões de segurança pública. Porém, muitos consideram que a alteração agora realizada foi feita meramente como guerra entre as duas entidades, numa atitude direta de Mullenweg.