X pode violar regras das lojas de aplicações com nova medida de bloqueios
Recentemente a X confirmou que iria alterar a forma como as contas são bloqueadas dentro da sua plataforma. Com o novo sistema de bloqueio, se uma pessoa for bloqueada por alguém, ainda consegue ver as publicações da mesma dentro da rede social – apenas não pode interagir com esta.
A medida foi fortemente criticada pela comunidade, tendo em conta que vai contra todos os propósitos da função de bloquear, permitindo à pessoa bloqueada continuar a ver os conteúdos. A justificação da X encontra-se no facto de que isto permite que se possa ver caso a pessoa esteja a publicar algo impróprio contra a que foi bloqueada – algo que a comunidade refere não acontecer.
No entanto, embora esta medida possa resolver um problema para a X, pode criar outros. Isto porque poderá violar as regras respeitantes à Play Store da Google e da App Store da Apple. Ambas as plataformas, onde a app da X se encontra, possuem regras relativamente a aplicações com conteúdos criados pelos utilizadores.
Uma das regras dita que as plataformas devem fornecer a capacidade de se bloquear e esconder informações daqueles que foram bloqueados. Ao permitir que os conteúdos fiquem visíveis na X, mesmo para contas bloqueadas, isto pode ser considerado uma violação dos termos de ambas as plataformas.
Isto pode fazer com que, eventualmente, seja a Google ou a Apple tenham de aplicar as suas medidas, causando problemas para a disponibilidade da aplicação da X. Até ao momento nenhuma das plataformas comentou sobre o caso, sendo que a aplicação da X ainda se encontra disponível em ambas.
Permitir que pessoas bloqueadas continuem a ver as publicações de alguém abre ainda portas para que stalkers continuem a poder manter os conteúdos em vista.