YouTube Shorts aumenta limite dos vídeos para três minutos
O YouTube Shorts foi a aposta da plataforma de vídeos mais conhecida da internet para rivalizar com o TikTok nos vídeos curtos. No entanto, parece que agora a ideia encontra-se a afastar um pouco do que estava inicialmente previsto.
Embora o nome ainda seja “Shorts”, agora a plataforma confirmou que os utilizadores podem enviar conteúdos para a funcionalidade com até três minutos de duração. A ideia do YouTube será permitir que os utilizadores possam ter ainda mais formas de partilharem os seus conteúdos com as comunidades que criaram dentro da plataforma de vídeos.
A novidade vai ficar disponível para todas as contas da plataforma a partir de 15 de Outubro de 2024. A plataforma sublinha ainda que os vídeos anteriores que foram enviados para o Shorts vão continuar disponíveis no mesmo formato, mas todos os vídeos enviados no formato vertical e com até três minutos, depois da data anterior, passam automaticamente a ser contabilizados como Shorts.
Além disso, os criadores devem também ter atenção aos conteúdos colocados nos vídeos, já que os Shorts com mais de 60 segundos passam também a ter as mesmas regras de direitos de autor que são aplicados em todos os restantes vídeos da plataforma.
Além disso, os Shorts com maior duração podem ainda ter um alcance mais reduzido face a conteúdos de menor duração, e podem não surgir de imediato no sistema de recomendações da plataforma.
Embora a medida possa vir a permitir que os criadores enviem conteúdos com maiores durações para os Shorts, ao mesmo tempo levanta a questão se será algo que compense, quando o YouTube já é uma plataforma onde se pode diretamente partilhar vídeos de longa duração nos formatos regulares que esta fornece.