YouTube testa nova forma de dificultar o “saltar” da publicidade
O YouTube tem vindo a explorar novas formas de evitar que os utilizadores bloqueiem a publicidade na plataforma. Isto tem sido feito numa corrida contra bloqueadores de publicidade, mas também de várias alterações internas na forma como a plataforma de vídeos funciona.
Recentemente, alguns utilizadores do Reddit começaram a notar que a opção de “saltar” uma publicidade reproduzida durante o vídeo encontra-se agora mais complicada de usar.
Quando os utilizadores são apresentados por uma publicidade durante o vídeo, após alguns segundos surge o botão que permite passar a publicidade à frente, ignorando a mesma. No entanto, o YouTube encontra-se agora a fazer pequenas mudanças neste botão que podem tornar a tarefa mais complicada.
Alguns utilizadores do Reddit repararam que o YouTube encontra-se a aplicar um espaço “em branco” na parte da frente do botão, que é, curiosamente, o principal sítio onde a maioria carrega para “pular” a publicidade. Esta secção não possui qualquer utilidade quando carregada, mas pode tornar mais difícil a tarefa de saltar a publicidade apresentada.
Por agora, os relatos do problema não parecem surgir em grande escala, o que indica que o YouTube pode estar a experimentar com o formato. Ainda assim, será algo que se deve ter atenção na altura de saltar a publicidade.
Oficialmente, o Youtube não confirmou nenhuma mudança na plataforma, algo que é comum a todas as medidas para evitar o bloqueio da publicidade nos últimos tempos. Além disso, como parece algo limitado, ainda se desconhece se realmente vai ser aplicado a todos os utilizadores ou é apenas um bug no design do botão.
Em todo o caso, não seria de admirar ver o Youtube a tentar novas formas de evitar que os utilizadores passem à frente da publicidade, e este método pode enganar os mesmos, nem que seja apenas mais uns segundos.