Android 16 vai contar com histórico de privacidade dos últimos 7 dias
Com a chegada do Android 15, o sistema integrou uma nova zona de privacidade, que permite aos utilizadores terem uma forma de analisar mais rapidamente quais as apps que se encontram a usar certas funcionalidades do sistema – como a localização.
Esta nova área permitia analisar os pedidos feitos nas diferentes permissões para as últimas 24 horas. No entanto, a funcionalidade recebe agora melhorias com o Android 16 Developer Preview, onde passa a ser possível aceder ao histórico até sete dias.
Desta forma, os utilizadores podem analisar, por um período mais alargado, quais as permissões mais usadas do sistema e quais as apps que mais requereram os pedidos nesse tempo. Isto pode revelar-se útil para quem goste de manter a sua privacidade sobre controlo, ou simplesmente para ver quais as apps que mais usam cada função.
Infelizmente, os utilizadores apenas podem escolher das duas opções existentes: as últimas 24 horas ou os últimos 7 dias, e não realizar uma investigação mais detalhada deste tempo. Ainda assim, será certamente uma novidade interessante a ter em conta.
De notar que o Android 16 DP ainda se encontra em forte desenvolvimento, portanto pode vir a sofrer mudanças em futuras versões. Esta nova versão apenas começou a ficar disponível durante o dia de ontem, e foca-se sobretudo para programadores.