Bloco de Notas do Windows 11 pode receber funções de IA
A Microsoft tem vindo a investir em novas tecnologias de IA para as suas plataformas, e o Windows, com as suas aplicações, é um dos locais onde isso se verifica. Ao que parece, agora a Microsoft encontra-se a olhar para o Bloco de Notas como o próximo que pode beneficiar das tecnologias de IA da empresa.
Os utilizadores do Windows 11 Insider, dentro dos canais Canary e Dev, poderão começar a receber novas atualizações no sistema, que irão integrar ainda mais tecnologias de IA nos mesmos. Estas versões contam agora com as atualizações do Paint e do Bloco de Notas, onde o principal destaque encontra-se na colocação da IA para ajudar os utilizadores dos mesmos.
No caso do Paint, a empresa já tinha vindo a integrar algumas novidades focadas em IA desde o ano passado. Ferramentas como o preenchimento generativo já se encontravam disponíveis desde 2023, e até mesmo a capacidade de se criar imagens usando o modelo DALL-E da OpenAI diretamente.
No entanto, estas ferramentas podem agora receber ainda mais melhorias, tornando-as ainda mais úteis para o uso no dia a dia por parte dos utilizadores. Por exemplo, o sistema de remoção de fundo das imagens será melhorado, para fornecer conteúdos com mais qualidade final.
Mas passando para o Bloco de Notas, a Microsoft pretende agora integrar IA como forma de ajudar os utilizadores a usarem o mesmo, facilitando a escrita. A nova funcionalidade “Rewrite” vai ajudar os utilizadores a rapidamente reescreverem partes do texto com um formato diferente.
Esta função pode ser usada para alterar o tom do texto, corrigir erros e expandir partes do texto. Esta função do Rewrite encontra-se atualmente disponível nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. Além disso, é necessário os utilizadores estarem na mais recente versão do sistema e terem uma conta da Microsoft configurada neste.
Esta nova funcionalidade pode dar um ar novo ao Bloco de Notas, um pequeno programa do Windows que tem vindo a receber algumas novidades da Microsoft nos últimos anos, focando-se em otimizar a forma como o mesmo é usado e integrado ao sistema.
Por agora ainda se desconhece quando esta novidade irá ficar disponível para todos os utilizadores.