Elon Musk envolve a Microsoft em caso contra a OpenAI
O dono da X, Elon Musk, deixou novas acusações contra outras empresas no mercado, e desta vez o alvo parece ser a Microsoft. No seu caso em tribunal contra a OpenAI, dona do ChatGPT, Musk envolveu agora a Microsoft no mesmo, citando a empresa como um exemplo de possíveis práticas anticompetitivas no mercado.
Elon Musk acusa a Microsoft, que é atualmente uma das maiores investidoras na OpenAI, de tentar promover um monopólio ilegal no setor da IA generativa, com o objetivo de prejudicar as plataformas rivais no mercado.
O caso começou com Musk a acusar a OpenAI das suas práticas, passando de uma entidade sem fins lucrativos para uma empresa com capacidade de criar largos lucros e de se tornar uma entidade comercial – processo que se aponta estar concluído para 2025.
Face às novas acusações de Musk, a OpenAI deixa ainda mais críticas ao processo. A empresa detentora do ChatGPT afirma que as novas declarações não possuem fundamento e são ainda mais exageradas do que as originais.
A Microsoft encontra-se citada no documento devido à sua relação de investidora da OpenAI, sendo que atualmente é conhecido que a empresa é uma das maiores investidoras iniciais nas tecnologias do ChatGPT.
De relembrar que o caso de Musk contra a OpenAI foi criado em março de 2024, sendo que é apenas uma das duas ações do empresário contra a sua antiga empresa. No segundo caso nos tribunais, Elon Musk acusa Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, de manipulação.
É importante relembrar que Elon Musk foi um investidor inicial da OpenAI, e ajudou mesmo a fundar a empresa em 2015, juntamente com Sam Altman. O mesmo saiu da entidade depois de confusões com os restantes investidores e divisões de ideias sobre os planos para o futuro.
Desde que a OpenAI começou a ganhar nome no mercado da IA, Musk tem vindo a deixar duras críticas contra a entidade, tanto que criou mesmo a sua plataforma rival, a xAI.