GitHub lança novo programa para ajudar projetos open source

GitHub open source

O mercado atual possui graves problemas a nível do financiamento de projetos open source. Embora existam algumas iniciativas focadas em tentar corrigir este problema, ainda são insuficientes. Para tentar ajudar um pouco, o GitHub acaba de confirmar um novo programa para suportar a comunidade open source.

A plataforma confirmou hoje o lançamento do GitHub Secure Open Source Fund, um projeto de investimentos que pretende colocar 1.25 milhões de dólares disponíveis para uso por projetos open source. Este programa vai ainda contar com o apoio de empresas como a American Express, 1Password, Shopify, Stripe e a empresa mãe Microsoft.

Este programa já tinha sido indicado durante o evento GitHub Universe, realizado o mês passado, mas apenas agora foi oficialmente confirmado pela entidade e vai começar a aceitar os primeiros participantes. Os interessados quer se registem no programa vão ser avaliados até ao dia 7 de Janeiro de 2025.

Esta iniciativa suporta-se ainda com o facto que o GitHub é atualmente uma das principais plataformas de alojamento para projetos open source, ainda mais depois da Microsoft a ter adquirido em 2018, por mais de 7 mil milhões de dólares.

Praticamente qualquer projeto pode aderir, desde que seja open source, mas a plataforma vai analisar também quais os que necessitam de mais investimentos e que terão um maior impacto em geral para a comunidade.

Embora o programa tenha um investimento de 1.25 milhões de dólares, este valor vai ser dividido por 125 projetos no final, o que dará pouco mais de 10 mil dólares a cada um – o que ainda é um bom valor para projetos que, de outra forma, poderiam ter pouco ou nenhum financiamento externo.

Além disso, os vencedores terão ainda acesso a vários programas e parcerias diretas do GitHub, além de acesso às várias ferramentas existentes na plataforma sem custos associados.