Microsoft vai descontinuar extensão Autofill do Chrome
A Microsoft confirmou que vai começar a descontinuar o suporte para a extensão Autofill do Chrome, que era usada como uma forma de preencher rapidamente dados de login em diferentes sites.
Esta extensão era focada para utilizadores do Chrome, que usavam também o sistema do Microsoft Authenticator, permitindo preencher rapidamente os dados de login em diferentes websites.
Enquanto que os utilizadores do Edge já tinham esta funcionalidade integrada diretamente no navegador, no caso do Chrome, era necessário usar a extensão para obter a mesma. Porém, a Microsoft veio agora confirmar que vai descontinuar o suporte da mesma a partir de 14 de Dezembro de 2024.
Esta medida pode ter impacto para quem ainda use a extensão. Isto porque certos dados existentes na mesma não são inteiramente sincronizados com outros navegadores ou com a conta da Microsoft, como é o caso de dados de pagamento.
Além disso, não existe forma de exportar estes dados, pelo que a Microsoft recomenda que os utilizadores transfiram manualmente os mesmos antes do encerramento de suporte. A restante informação deve manter-se sincronizada vias as contas da Microsoft, pela Microsoft Wallet.
A empresa afirma que, com esta medida, irá ajudar a focar-se em conteúdos mais importantes para a empresa. Mas, ao mesmo tempo, pode incentivar os utilizadores a usarem o Edge, tendo em conta que a funcionalidade vai encontrar-se integrada diretamente no navegador – e passará a ser o único local onde tal se encontra.