OpenAI pretende combater o fraco desenvolvimento da IA

Robot no meio de deserto

A OpenAI encontra-se a trabalhar em novas estratégias, focadas em otimizar a forma como as melhorias da Inteligência Artificial são lançadas, e mais concretamente, em otimizar a forma como estas tecnologias estão a receber menos novidades nos últimos tempos.

A ideia da OpenAI será criar um mecanismo para ajudar as empresas a desenvolverem as tecnologias, evitando ficarem “lentas” neste processo – uma tendência que começa a verificar-se agora que existem grandes avanços da fase “inicial” da IA.

A OpenAI encontra-se atualmente a desenvolver um novo modelo de IA, conhecido apenas como “Orion”, mas os testes iniciais apontam que, embora tenha um desempenho superior face aos modelos que a empresa atualmente fornece, o salto sentido face ao GTP-3 e GPT-4 ainda é bastante reduzido.

Ou seja, embora o Orion seja um modelo mais avançado, o desenvolvimento da tecnologia claramente tem vindo a abrandar nos últimos modelos, e este mais recente parece confirmar essa tendência – que não é apenas sentida na OpenAI.

A pensar nisso, a entidade terá formado uma equipa interna, que terá como única responsabilidade analisar meios de melhorar o desenvolvimento da tecnologia de IA, e como esta pode avançar a um ritmo aceitável – sem possíveis atrasos ou “paragens”.

Esta equipa ainda se encontra a dar os primeiros passos para uma possível solução, portanto ainda nada concreto foi revelado pela OpenAI, e as informações conhecidas são bastante escassas.