Samsung revela detalhes sobre o futuro da Galaxy AI

Samsung Galaxy AI

Numa altura em que a IA encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, empresas como a Samsung também se focam em melhorar as suas ofertas com novos serviços focados no uso da mesma.

Com o Galaxy S24, a empresa lançou também novas funcionalidades como parte do Galaxy AI. E agora, a empresa pretende continuar a inovar neste sentido, vindo a melhorar os seus modelos e as suas funcionalidades para o futuro.

Kim Dae-hyun, diretor do Centro Global de IA da Samsung Eletronics, deixou recentemente numa mensagem as ideias da empresa para o futuro da Galaxy AI, nomeadamente a nível das funcionalidades que podem vir a ser implementadas.

De acordo com Dae-hyun, a Samsung pretende continuar a investir em novas ferramentas para a Galaxy AI que permitam uma maior personalização e adaptação a cada utilizador, ao mesmo tempo que se melhora a segurança dos dados processados dentro do ecossistema.

Para isso, a empresa pode adotar um esquema conhecido como “knowledge graph”, que basicamente pode criar um gráfico esquemático sobre várias relações entre os utilizadores, objetos e alguns dos seus interesses. Esses dados podem depois ser usados dentro do modelo de IA da Samsung, para melhorar e personalizar ainda mais a tecnologia para cada um.

Além disso, a empresa pretende adotar ainda um modelo de processamento hibrido, onde algumas tecnologias de IA poderiam ser focadas para uso local, com outras a serem processadas na cloud – tendo em conta a maior capacidade de processamento nesse formato. Desta forma, existe um equilíbrio entre a privacidade de dados e as funções oferecidas.

A nota do diretor sublinha ainda que todas as tecnologias de IA devem usar um modelo ético, seguro e acessível para todos. A Samsung encontra-se a trabalhar diretamente com fontes externas para alcançar esses objetivos, e algumas das melhorias podem vir a ser verificadas em breve com futuras atualizações da empresa para o seu modelo.