Mods de DOTA 2 descobertos como contendo malware
Um grupo de investigadores de segurança revelaram ter descoberto um conjunto de malwares que se propagam como mods para o popular jogo DOTA 2.
De acordo com os investigadores da Avast Threat Labs, uma entidade ainda desconhecida tem vindo a partilhar pela internet quatro mods para DOTA 2, sendo que os mesmos possuem alterações maliciosas que podem permitir o acesso remoto aos sistemas onde estes se encontrem.
Os mods encontravam-se a ser fornecidos via a Steam, sobre os nomes Overdog no annoying heroes (id 2776998052), Custom Hero Brawl (id 2780728794), e Overthrow RTZ Edition X10 XP (id 2780559339).
Por entre os ficheiros dos mods encontram-se um que permite aos atacantes realizarem vários comandos sobre o sistema, desde o envio de comandos remotos, acesso a ficheiros e o controlo remoto do sistema. Este poderia ainda permitir ao atacante instalar mais malware sobre os sistemas afetados.
Ao mesmo tempo, estes mods também estariam a explorar uma falha sobre o motor base do Chrome, que é usado dentro do DOTA 2 para o carregamento de conteúdos web. A exploração desta falha poderia permitir ataques diretos contra outros jogadores do título.
A Avast afirma ter reportado as falhas à Valve e aos estúdios da DOTA 2, sendo que a correção foi entretanto lançada.
A Valve também confirmou ter removido da sua plataforma os mods criados de forma maliciosa, embora os utilizadores que os tenham descarregado ainda os possam ter instalados no sistema – e devem proceder com a remoção o mais rapidamente possível.