Microsoft Edge pode receber função bastante aguardada para produtividade
A Microsoft tem vindo a ficar bastante reticente sobre a possibilidade de implementar gestos de rato ao Edge, mas parece que isso pode vir a mudar em breve. Uma recente atualização nas políticas da empresa parece confirmar que a empresa está a preparar-se para integrar novos gestos de rato ao seu navegador.
As alterações parecem previstas de surgir sobre o Edge 112 em diante. A funcionalidade ainda não se encontra integrada sobre as versões públicas do Edge, mas já se encontra sobre a documentação do mesmo, indicando que a empresa está pelo menos a testar a novidade.
Os gestos de rato são algo bastante popular em navegadores como o Opera e Vivaldi, fornecendo aos utilizadores a capacidade de realizarem ações rápidas sem terem de navegar diretamente pela interface ou atalhos. Por exemplo, basta pressionar uma tecla e arrastar o rato para realizar diferentes ações.
A ideia da Microsoft deve ir ao encontro disso, permitindo aos utilizadores terem novas formas de controlar o navegador sem terem de largar o rato. No final, a novidade pode ter vantagens a nível da produtividade e na forma como se interage com o navegador.
A Microsoft tem sido algo reticente em adicionar esta funcionalidade sobre o Edge. Faz apenas alguns anos que a empresa tinha indicado que não teria planos para lançar esta funcionalidade sobre o seu navegador. A ideia também sempre foi algo distante para a empresa no feedback que era recebido dos utilizadores.
Ainda em Novembro de 2022 a empresa voltava a reforçar não ter planos para adicionar gestos no Edge. Para já, apesar da documentação, nada aponta que a Microsoft venha realmente a integrar a funcionalidade no Edge – a mesma ainda pode passar por uma fase de testes, e eventualmente pode ou não chegar na versão final do mesmo.