Chrome nasceu de uma história em segredo para a Google
Para muitos, o Google Chrome é o principal navegador para se usar no acesso à Internet. E não será para menos, tendo em conta que é um dos navegadores mais usados globalmente. No entanto, a ideia original que a Google tinha para o mesmo era completamente diferente.
Na verdade, a ideia da Google nem era criar uma alternativa aos navegadores existentes, mas sim otimizar outro navegador no mercado: o Firefox.
Durante uma recente entrevista, o diretor-executivo da Google até 2011, Eric Schmidt, deixou detalhes sobre quais eram os planos iniciais da Google para o Chrome. Na altura que a Google começou a trabalhar no Chrome, o mercado era dominado pelo Internet Explorer e o Windows.
Na altura, a Google tinha receio de criar uma alternativa tanto ao Windows como ao Internet Explorer, na ideia que a Microsoft poderia “matar” os planos da Google e a empresa em geral. Portanto, invés de tentarem competir diretamente com a Microsoft, a Google começou a ajudar o Firefox.
No entanto, de forma algo secreta, os fundadores da Google Sergey e Larry, começaram também a trabalhar num motor base para o que viria a ser conhecido como o Chrome. Invés de se dedicarem na ajuda do Firefox, os dois fundadores da Google optaram por criar uma alternativa ao mesmo.
É importante relembrar que, na altura, o Internet Explorer e o Firefox eram os dois navegadores principais no mercado, e já o Internet Explorer estava a demonstrar as suas falhas, com o rival a ganhar força no terreno.
Quando Eric Schmidt contactou a equipa que estaria responsável por otimizar o Firefox dentro do Google, terá descoberto que secretamente esta estaria a trabalhar num navegador completamente novo – o Chrome. Eventualmente o diretor conseguiu ser persuadido para continuar o desenvolvimento, tendo chegado ao que se encontra hoje.
No final, o Chrome nasceu de uma ideia que, na verdade, nunca deveria ter acontecido. Foi criado em segredo quando tudo o que a Google queria era ajudar o Firefox. E no final, veio a tornar-se um dos navegadores de referência no mercado – curiosamente ultrapassando não apenas o Internet Explorer, mas até o Firefox que a empresa queria ajudar em primeiro lugar.