TikTok lança novo programa de incentivos para criadores
O TikTok encontra-se a testar uma nova forma de os criadores obterem rendimentos a partir da plataforma, com a criação de um novo fundo para a criação de conteúdo no serviço.
Apelidado de TikTok Creativity Program, este novo programa de incentivo para os criadores encontra-se disponível a partir de hoje, mas apenas por convite, e os participantes no mesmo necessitam de atingir alguns limites – entre os quais se encontra a publicação de vídeos mais longos que o normal para a plataforma.
De acordo com o portal The Information, o novo programa encontra-se disponível nos EUA, França e Brasil. Inicialmente este programa encontra-se disponível apenas para utilizadores e criadores por convite, mas a empresa garante que pretende abrir o mesmo para mais países e criadores no futuro – eventualmente para todos os interessados.
Para se inscreverem, os criadores necessitam de ter pelo menos 18 anos, atingir algumas metas de seguidores e vídeos criados, mas também devem ter vídeos produzidos de elevada qualidade e originais com mais do que um minuto de duração.
A necessidade de vídeos de maior duração pode ser uma surpresa para alguns, tendo em conta que o TikTok sempre foi focado como uma plataforma de vídeos rápidos e curtos. Embora a rede social tenha vindo a permitir o envio de vídeos mais longos nos últimos tempos, a ideia da mesma sempre se manteve focada neste formato.
Ao mesmo tempo, este programa abre também as portas para os criadores terem uma nova forma de obterem receitas a partir da rede social. Este é um dos principais pontos de críticas para os criadores, que tendem a possui baixos rendimentos a partir do TikTok – algo que a empresa se encontra a tentar mudar.
Ao mesmo tempo, ainda se desconhecem detalhes concretos sobre este novo programa, nomeadamente qual será o valor do investimento que a plataforma pretende realizar para o mesmo – embora esta informação possa vir a ser revelada no futuro, e conforme o programa seja aberto para mais países.
De notar que os criadores que fizeram parte do programa de incentivos original da empresa, lançado em 2020, podem inscrever-se mais rapidamente para o novo programa, no entanto não poderão voltar ao antigo depois de feita a mudança.