Bluesky de Jack Dorsey entra agora em fase de testes fechados
Com todas as mudanças que o Twitter se encontra a sofrer, existe quem esteja à procura de alternativas. O Mastodon pode ser vista como a principal neste momento, no entanto, existe uma que ainda se encontra em desenvolvimento mas pode vir a ganhar atenção em breve.
Jack Dorsey, fundador do Twitter, encontra-se faz algum tempo a desenvolver a Bluesky. Esta nova plataforma pretende ser uma alternativa ao Twitter, focada em ser totalmente transparente para os utilizadores.
Depois de um longo período de desenvolvimento, parece que Bluesky encontra-se agora a entrar na sua fase de testes. A plataforma confirmou que vai iniciar a fase de “closed Beta” no iOS, permitindo aos primeiros utilizadores começaram a testar a nova plataforma.
A mesma ainda se encontra acessível apenas por convite, mas espera-se que mais utilizadores venham a ser aceites para testar a novidade. Apesar de ainda se desconhecerem detalhes sobre a mesma, acredita-se que esta foi inspirada fortemente no Twitter e conta com as principais funcionalidades que também se encontram na rede do pássaro azul.
O desenvolvimento de Bluesky terá começado em 2019, inicialmente como um projeto financiado pelo Twitter. Na altura, a ideia de Dorsey seria criar uma plataforma alternativa ao Twitter, e que não fosse tão centralizada como a rede que o mesmo ajudou a criar.
Em 2021, Bluesky passou oficialmente a ser a sua própria empresa, deixando assim de se encontrar associada ao Twitter, e deixa também de ser um projeto financiado pela rede social.
A ideia de Dorsey passa por criar uma plataforma que esteja livre do controlo dos governos, e onde apenas os utilizadores possuem controlo sobre os conteúdos que são publicados – e apenas estes podem remover ou editar os conteúdos.
De momento, a fase de testes desta nova plataforma ainda se encontra a começar, portanto poucos detalhes existem sobre a mesma. Espera-se que algumas novidades venham a ser reveladas durante os próximos meses.